Projeto Cidades Tecnológicas
Projeto

Cidades Tecnológicasss

O Projeto “Cidades Tecnológicas” tem como objetivo atuar junto ao Setor Público, como um Centro de Informação e de Trabalho Colaborativo, dedicado à Assistência Técnica e à Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem, com foco em Tecnologias Digitais com ênfase no BIM e nas Cidades Inteligentes. Tem como objetivo principal assistir tecnicamente os Agentes Públicos das Prefeituras Municipais Brasileiras, conectando a estas atores de referência nacional envolvidos no universo da Construção 4.0, reunindo experiência e inovação na busca contínua de novas soluções e de soluções de sustentação, em um Modelo de Governança Técnica Colaborativa denominado Metagovernança.

Temos como foco a Arquitetura, a Engenharia e a Gestão, em todas as suas especialidades, aplicadas com o uso de Tecnologias Digitais conforme diretrizes legais, visando o “Direito à Cidade” em conformidade com o Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257 de 2001), em todos os seus aspectos legais e funcionais, auxiliando a transformação destas localidades em “Cidades Inteligentes”, comprometidas com o Desenvolvimento Urbano e com a Transformação Digital Sustentáveis (Carta Brasileira para Cidades Inteligentes - Agosto/2020 - Ministério do Desenvolvimento Regional).

Para nós, a Governança Colaborativa retrata a atuação direta da sociedade civil digo, do chamado “Não Governo”, no Governo seja ele Federal, Estadual ou municipal. A diferença é que propomos fazer isso através de Empresas Privadas Não Governamentais (EPNG) de objetivos e visão social e não através de Organizações Não Governamentais (ONG, OSC, OSCIP, OS) tradicionalmente conhecidas como entidades atuantes no Terceiro Setor, portanto sem fins lucrativos.

E por que intitulamos o nosso Modelo de Governança Colaborativa de Metagovernança?

O “Metaverso”, tão falado atualmente, “pode ser visto como uma espécie de nova camada de realidade que integra os mundos real e virtual”, através do uso de Tecnologias Digitais. De maneira análoga, a Assistência Técnica e a Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem que propomos, é essa nova camada de realidade (Inteligência) onde integramos o mundo real (Governos Locais) e virtual (Site), através de atendimentos normalmente virtuais (a distância).

Este Modelo de Negócio inovador, inclusivo e em rede, tem como objetivo principal gerar Impacto Social Positivo atendendo ao Setor Público através da integração do Setor Privado e do Terceiro Setor, resultando assim, apesar da falta de embasamento teórico e de regulamentação própria, o “Setor 2,5” da Economia Brasileira.

Somos uma Base de Conhecimentos Técnicos Específicos que transformam dados em informação, informação em conhecimento e conhecimento em inteligência coletiva.

Somamos forças com profissionais e empresas, colaboradores e parceiros de referência técnica nacional e internacional, atendendo às mais diversas demandas da Construção Civil 4.0, com foco em transparência, legalidade, segurança, qualidade e desempenho.

Aliamos Tecnologia e Gestão, em constante atualização, obtendo os melhores resultados na prestação de serviços de forma única, diversa e transformadora tornando a Arquitetura e a Engenharia acessíveis e ao alcance de todas as Cidades Brasileiras.

Quem Somos?

Somos um Marketplace de Serviços Técnicos Profissionais voltados da Construção 4.0, com ênfase em BIM e em Tecnologias Digitais.

Somos Conhecimento, Vivência, Comprometimento, Disciplina e Ética com Visão Político Social.

Reunimos tradição, experiência e inovação na busca contínua de novas soluções e de soluções de sustentação nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, para os Governos Municipais Brasileiros.

O que fazemos?

Atuamos com Assistência Técnica, Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo, em todo o Ciclo de Vida de um empreendimento imobiliário e em todos os níveis de serviços técnicos necessários para a efetividade dos resultados planejados, com o uso de Tecnologias Digitais Diversas.

Para quem fazemos?

Desempenhamos nossas atividades profissionais para Governos Municipais e Estaduais, assistindo tecnicamente aos Agentes Públicos responsáveis pelas áreas de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo.

Como fazemos?

Respondemos às demandas geradas pelos municípios bem como àquelas por nós estimuladas, aceitas e requeridas.

Primeira Pesquisa Grau de Maturidade BIM

A primeira Pesquisa em questão, visa conhecer o "Grau de Maturidade BIM" dos municípios brasileiros e tem, como embasamento, a pesquisa realizada junto aos 853 (oitocentos e cinquenta e três) municípios brasileiros no Estado de Minas Gerais, divulgada no final do ano de 2021.

Esta pesquisa foi uma iniciativa à época do Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade - SEINFRA e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG, tendo à frente o Eng. Vítor Calixto Curi (Coordenador de Implementação BIM no Estado de Minas Gerais) e da Eng. Josélia Almeida (Gestora do Processo de Implementação do BIM no Estado de Minas Gerais).

O que deu origem a esta pesquisa foi a crença que a metodologia BIM - Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção, é um instrumento que oportuniza práticas inovadoras com grande potencial de impulsionar o setor da construção civil do Estado de Minas Gerais, no desempenho de suas rotinas de forma mais eficiente, a custos e prazos mais precisos e com garantia de segurança e de sustentabilidade dos empreendimentos públicos.

Neste ideal, além das práticas internas para a adoção e implementação do BIM, a SEINFRA e o DER do Estado de Minas Gerais assumiram a missão de auxiliar na disseminação desta nova cultura de trabalho junto aos municípios mineiros.

A primeira ação nesta empreitada foi a de conhecer o grau de adoção e maturidade da Metodologia BIM nas Prefeituras Municipais do Estado de Minas Gerais, através do preenchimento de um questionário de Pesquisa, com o intuito de diagnosticar o cenário atual da adoção e o nível de maturidade do BIM nos municípios mineiros visando criar estratégias em conjunto com entidades de fomento a inovação para que o BIM seja uma realidade no Estado de Minas Gerais.

Junto à SEINFRA-MG e ao DER_MG, esteve presente o SEBRAE-MG através do seu Coordenador Jefferson. O tratamento dos dados e geração das visões destes em Relatório e em Infográficos coube a CBIM-MG através dos Engenheiros Carla de Paula Amaral do Valle e Ronaldo Sergio Santos Bártholo.

Abaixo, Relatório e Painéis da Primeira Pesquisa

"Grau de Maturidade BIM" dos municípios mineiros

Pesquisa Grau de Maturidade BIM 2023 

As Pesquisas que serão realizadas referente ao Grau de Maturidade BIM 2023, terão como embasamento, a primeira pesquisa Grau de Maturidade BIM realizada no Estado de Minas Gerais divulgada no final do ano de 2021.

As pesquisas do Grau de Maturidade BIM 2023, ocorrerão nos 26 (vinte e seis) Estados Federados e no Distrito Federal, totalizando 27 (vinte e sete) unidades da Federação, alcançando 5.568 (cinco mil quinhentos e sessenta e oito) municípios, mais Brasília como cidade coextensiva ao Distrito Federal e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha no Estado de Pernambuco, totalizando desta forma 5.570 (cinco mil quinhentos e setenta) Cidades Brasileiras.

Em cada uma das 27 (vinte e sete) Unidade da Federação, existe um Grupo de Trabalho com seus pontos focais e representantes, compostos de profissionais atuantes na área de BIM.

Em cada uma das 5 (cinco) Regiões Brasileiras, teremos 2 (dois) Coordenadores Regionais, totalizando 10 (dez) Coordenadores Regionais.

Para o Consorcio de Integração Estadual das Regiões Sul e Sudeste - COSUD, que integra 7 (sete) Estados Brasileiros, teremos: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul da Região Sul e Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo da Região Sudeste. Neste caso, teremos 3 (três) Coordenadores.

A Coordenação Geral terá dois Coordenadores.

Pesquisa Cidades Inteligentes 2023

Próximos 85,00 % da população brasileira vive em cidades e a tendência é que esta porcentagem aumente com o passar dos anos. Nesta perspectiva, são inúmeros os desafios e a grande complexidade da Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável estimulam a busca por soluções que promovam melhor qualidade de vida aos cidadãos.

São muitos os desafios de uma Cidade: Planejamento Urbano, Segurança, Mobilidade e Transporte, Consumo de Energia, Mudanças Climáticas / Desastres, Água e Saneamento, Educação, Saúde, Resíduos, Conectividade, entre outros.

Estes desafios são também uma oportunidade de buscar novas maneiras de pensar as Cidades e como podemos criar melhores condições de convivência para a população presente e futura. Cabe a todos nós - cidadãos, sociedade civil, setor privado, gestores públicos e governantes, pensar o modelo de cidade participativa que queremos com inteligência construir... Uma Cidade Inteligente.

As Cidades Inteligentes (Smart Cities) favorecem o desenvolvimento integrado e sustentável tornando-as mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes, melhorando a vida de seus habitantes.

Uma Cidade Inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorporando as TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) na gestão urbana e utilizando esses elementos como ferramentas que favorecem a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

Lançada em 08 de dezembro de 2020 pelo Governo Federal, a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é o resultado de um esforço coletivo para a construção de uma “estratégia nacional para cidades inteligentes”, passo fundamental para que o país avance em direção ao desenvolvimento econômico com redução de desigualdades. É uma iniciativa filiada à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que está em formulação. Nesta, estão expressos o conceito de “Cidades Inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a Transformação Digital das Cidades Brasileiras na perspectiva do Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Conforme define o Governo Federal, “Cidades Inteligentes” são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

No Brasil, temos algumas iniciativas, tais como:

(a) Decreto nº 9.854 de 25 de junho de 2019, que instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou em 2019 a Câmara das Cidades 4.0, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A Câmara das Cidades 4.0 foi criada com objetivo de ser um fórum técnico e colaborativo para ampliar e discutir a política pública de cidades inteligentes no Brasil e conta com a colaboração da academia, do setor privado, de entidades representativas dos Estados e Municípios e da Sociedade Civil Organizada.

(b) O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes: O guia oferece aos gestores públicos um passo a passo para a adoção de tecnologias, realização de testes e validação de soluções inovadoras em cidades inteligentes. Com informações como as etapas a serem percorridas pelos municípios e os instrumentos legais necessários a esta jornada, o guia se constitui como um caminho seguro ao desenvolvimento de um ambiente de inovação e modernização das cidades.

(c) Escola Virtual.Gov - EV.G Oferece Cursos on-line e gratuitos de várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento da Administração Pública e da Sociedade.

(d) Plataforma “Inteli.gente” O objetivo é realizar um diagnóstico de maturidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis e propor diretrizes e eixos de atuação para elaboração da Política Nacional e da Política Municipal para Cidades Inteligentes Sustentáveis. Visa contribuir com os gestores públicos federais, estaduais e municipais, auxiliando-os a identificar as condições atuais das cidades, as competências e necessidades para avançar em direção a se tornarem cidades inteligentes sustentáveis, a médio e longo prazos.

(e) Projeto de Lei: PL 976/2021 Este Projeto de Lei visa instituir a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI), com vistas à melhoria da qualidade de vida dos munícipes, e dispõe sobre os princípios e diretrizes que a nortearão, os seus objetivos, as ações a serem realizadas, os recursos alocáveis e dá outras providências.

Esta pesquisa tem o objetivo de diagnosticar o nível de conhecimento dos benefícios da transformação digital para as cidades brasileiras, ampliando a discussão qualificada, formulando uma visão compartilhada e pública de desenvolvimento urbano sustentável, criando estratégias em conjunto com entidades de fomento à inovação para que as Tecnologias Digitais sejam realidade e possam transformar as Cidade Brasileiras em Cidades Inteligentes.

Como instrumento, a pesquisa utilizará um questionário que será encaminhado, de forma online, para todas as Cidades Brasileiras objetivando que as áreas técnicas de engenharia, arquitetura, tecnologia e gestão, responsáveis pelo desenvolvimento das prefeituras municipais respondam, informando assim o nível de conhecimento desta Transformação Digital chamada Cidades Inteligentes.